Moradores do Solar dos Lagos atentos no Plano de Macrodrenagem Urbana de São Lourenço
A
Comissão do Solar dos Lagos, formada por moradores estabelecidos no bairro há
mais de dez anos e oriundos da Rede de Vizinhos Protegidos, atuam em prol de
melhorias para o local em diversas demandas, a maioria desde 2011.
Surpreendidos com a apresentação do Diagnóstico Participativo, uma das fases do Plano de Macrodrenagem Urbana de São Lourenço, realizada em audiência pública dia 09/02/2023, a Comissão buscou mais informações e elaborou um documento enviado no dia 24/02 a Thaís Ribeiro – pesquisadora do Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana (NEIRU) da UNIFEI com cópia para o SAAE e Câmara Municipal.
Os integrantes descobriram pontos assinalados no estudo que careciam de atenção da Instituição. De acordo com o documento, salientaram que o bairro Solar dos Lagos se localiza na bacia do Córrego Ribeirão São Lourenço sendo que, o estudo mostra erroneamente o Córrego Esperança. Pediram atenção para que as fotos demonstrando alagamento na entrada principal do bairro e ruas adjacentes fossem analisadas pois, segunda a Comissão, causam transtornos, deixando ruas intransitáveis e moradores apreensivos.
No mesmo ângulo, a Rodovia, entrada principal do bairro Solar dos Lagos, Alameda Joaquim Nabuco, Alameda Cecília Meireles, Praça Darcy Coelho Neves e Lago Adilson Custódio
Enfatizaram ainda que o convite veiculado nas redes sociais da Prefeitura e SAAE não trazia qualquer detalhamento do assunto técnico que seria debatido para diagnóstico dos produtos (3A, 3B e 4), não continham dados suficientes que permitissem a população identificar de forma clara e objetiva as deliberações que seriam tratadas na audiência, sequer disponibilizaram o link com o material a ser estudado. Solicitaram maior divulgação para as próximas audiências públicas para que a sociedade tenha uma compreensão da proposta de forma integral por representar matéria digna de análise e reflexão.
A comissão agradece a todos os moradores que enviaram fotos, depoimentos e sugestões.
Atualização da matéria
Segundo
resposta da pesquisadora Thais Ribeiro à Comissão, em 09/03, a questão do
produto 3B será corrigida. O bairro Solar dos Lagos constará como área de
contribuição da microbacia do Ribeirão São Lourenço; no que tange ao Lago estão
considerando o mesmo na construção do plano.
A
Prefeitura de São Lourenço, através do SAAE, contratou a Universidade Federal
de Itajubá (UNIFEI) para elaborar o Plano Diretor da Macrodrenagem Urbana da
cidade.
O plano avaliará possíveis deficiências de macrodrenagem do município visando disciplinar e controlar as inundações das sub-bacias hidrográficas que estejam no território de São Lourenço, através de planejamentos para os próximos 20 anos - ações/soluções a curto, médio e longo prazo.
A
partir deste estudo será possível verificar, de forma mais clara, as reais
necessidades de cada área para minimizar os efeitos das inundações/alagamentos
nos períodos chuvosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário