Moradores revitalizam praças no Solar dos Lagos
“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é uma vitória”. Henry Ford
Moradores da Alameda Machado de Assis e alguns moradores das transversais Monteiro Lobato, Manuel Bandeira e Vinícios de Morais – Bairro Solar dos Lagos - todos integrantes da “Rede de Vizinhos Protegidos” dão um exemplo de cidadania e unidade com o projeto “RVP em Ação”.
O objetivo do projeto é a revitalização das quatro praças situadas na Alameda Machado de Assis, com vistas à melhoria da sub rede de vigilância mútua. Um projeto de embelezamento do espaço público, preservação ambiental e incentivo cultural, além da segurança dos moradores do local, pois as praças limpas e cuidadas dão uma maior visibilidade entre os componentes dos laços que compõem a Rede de Vizinhos Protegidos. O “RVP em Ação” consiste em: poda de árvores, limpeza e pintura do “meio fio”, plantio de mudas e instalação de placas em homenagem aos poetas e escritores que dão nome às alamedas que circundam as praças.
Foi encaminhado pelo Andreilson Josué dos Santos - 1º Ten PM Cmt do 1º Pelotão da 14ª Cia PM Ind. um ofício nº 009/2012 dia 16 de janeiro ao Sr. Paulo Fernando de Oliveira Dias – Diretor de Fiscalização e Regulação Urbana pedindo uma autorização da Prefeitura de São Lourenço para que os moradores e participantes da RVP possam dar continuidade ao trabalho que já executam nas referidas praças e que não haveria nenhum custo para a administração pública. Foi autorizado dia 31/01/2012.
Os moradores unidos foram desenvolvendo o trabalho e hoje quem passa pelas praças já podem observar o resultado da primeira etapa do projeto, já que as mudas que estão sendo plantadas demandam certo tempo para ficarem floridas ou com frutas. Um exemplo é que na Praça 1 - situada no inicio da Alameda Machado de Assis - está sendo formado um jardim tropical com cultivo de plantas ornamentais e na Praça 4 predominam as árvores frutíferas.
Este projeto coletivo tem a participação dos moradores: Shirley Nanci, Gigi Vilela, João Perez Navarro, José Benigno Ribeiro, Robson Cruzoel, José Mauro, Lourdes Alo, Constantino, Murilo, Dalmir Rodrigues, Pedro Evandro (Wando), Rubélio C. Real, Wilton Junqueira e Rosangela Ubaldo.
“Está sendo muito gratificante para a alma e para os olhos participar deste projeto, pois se quisermos algum dia ser ‘primeiro mundo’ temos que pensar como primeiro mundo” declarou Rosangela Ubaldo. O morador Paulo Henrique enfatizou: “Estratégias, projetos, idéias são importantes, mas a execução é o essencial. Estou feliz pelo resultado deste projeto, principalmente, com relação ao fortalecimento da unidade entre nós”.