Projeto Rede de Vizinhos Protegidos é implantado pela PM em São Lourenço
No início do mês de maio, a 14ª Cia Ind PM convidou alguns moradores dos bairros Solar dos Lagos e Estação, ambos localizados na cidade de São Lourenço, para levar a idéia de estes dois bairros sediarem o projeto piloto “Rede de Vizinhos Protegidos”. Este projeto já foi implantando, com êxito, em outras localidades do Estado de Minas Gerais. Nesse primeiro contado, houve um comprometimento dos moradores presentes em fazer um trabalho de mobilizar outros moradores para uma reunião mais abrangente.
A reunião do bairro Solar dos Lagos aconteceu dia 24 de maio, às 19h, no colégio Laser. Mais de 200 moradores compareceram com o objetivo de compreender como funciona o projeto Rede de Vizinhos Protegidos.
“A proposta tem como objetivo inicial alcançar a confiança das pessoas baseando-se no fato da natureza humana considerar que quando é defendida coletivamente uma idéia, esta exerce maior influência do que quando é exposta solitariamente”. O projeto visa aproximar a comunidade da Polícia Militar. É necessário que haja transformação dos dois lados, ou seja, nos próprios responsáveis pela segurança, no caso a 14ª Cia Ind e os moradores dos bairros escolhidos. A PM desenvolve atividades e orientações que compreendem estratégias de segurança.
O Cap PM Paulo Márcio, comandante da 14ª Cia Ind., deu um exemplo significativo para uma maior compreensão dos presentes: o relacionamento e o cuidado dos pais com seus filhos são todos os dias. O mesmo deve ser entre PM e comunidade: um relacionamento constante em busca de soluções, pois não se trata de um projeto acabado. Em cada reunião, novas proposições são apresentadas, debatidas e implantadas. Na reunião, Paulo Márcio e o Ten PM Andreilson, comandante do 1º Pelotão de Policiamento da cidade, enfatizaram a importância de haver mudanças de comportamentos adotando novos procedimentos que façam com que deixem de ser “possíveis” vítimas e passem a ser agentes de sua própria segurança. A proposta do Projeto é trocar a oportunidade dada pela vítima por cuidados e ações pró-ativas tendo como fim dificultar a atuação do cidadão infrator.
Num segundo momento da reunião, foi dividido grupos de moradores (por suas respectivas ruas) dando um maior conhecimento e entrosamento entre vizinhos. Foi um passo primordial este encontro para iniciar o referido projeto.
“Foi muito valiosa e realmente fundamental a participação de cada morador do nosso bairro mostrando com sua presença o interesse em aprender estratégias de prevenção de qualquer tipo de criminalidade, principalmente com relação a furto a residência. E também foi bastante construtivo a relação interpessoal que aconteceu nesta reunião”, enfatizou a moradora Angéli Aguiar dos Santos Jacinto. Outro morador, João Perez Navarro complementou que “A nossa reunião foi produtiva, além do tema desenvolvido que foi a segurança, nós vamos conseguir uma confraternização pela união fraterna”.
De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal de 1988, “A segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos”.
Os moradores concluíram a reunião pedindo uma atuação e apoio mais eficaz da PM e saíram com o compromisso de levantar, para a próxima reunião sugestões para a melhoria da segurança, de acordo com as necessidades peculiares de cada rua do bairro.
Fonte: Jornal Correio do Papagaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário