Seja Bem Vindo

Seja bem vindo ao nosso blog, fique a vontade para dar sugestões, fazer críticas e expressar sua opinião. É muito importante que você não ofenda nenhum de nossos leitores. O blog foi criado para ser o mais imparcial possível e trabalhar em conjunto com os moradores para a melhoria do bairro, da cidadania e levar informações de utilidade pública. Nosso blog não é vinculado a nenhum político ou associação, prefeitura, ou qualquer outro órgão. Utilize nosso email para contato: solardoslagosmg@gmail.com





Vejam "Fotos Antigas" de São Lourenço no Menu à direita - Aceitamos doações de fotos raras da cidade. Basta entrar em contato conosco.







sábado, 24 de setembro de 2011

Chegou a Primavera

Aberta a temporada das flores

Alamedas do bairro Solar dos lagos já contam com árvores floridas; a nova estação chega com sua beleza.

            Árvores floridas já colorem as alamedas do bairro. Os moradores do local têm o privilégio de apreciar as quaresmeiras, árvore símbolo da cidade de São Lourenço, ipês amarelos e outras espécies que dão vida ás ruas e residências.
            Pessoas que passarem pela Alameda Graciliano Ramos poderá vislumbrar árvores floridas e que foram plantadas por antigos moradores que sabem realmente o valor do meio ambiente na prática e não apenas no discurso. A Alameda Cecília Meireles diversas árvores e plantas contrastam o tom com o verde das demais. Existem algumas alamedas que as árvores estão em fase de crescimento.
            No dia 23 de setembro, data oficial do início da estação da primavera no Brasil, estação que se estende até o dia 21 de dezembro com a chegada do verão. Neste período a natureza dá um show de beleza. O aparecimento das flores em espécies e quantidade variadas e abundantes é uma característica marcante desta estação. Dentre as flores mais comuns da primavera, podemos encontrar rosas, margaridas, jasmins, hortênsias, hibiscos, gerânios, violetas, narcisos, orquídeas, dentre outras. “Em tempos de tanta correria e de estresse, as flores ajudam a quebrar a dureza da rotina. Não é que seja proibido pisar, mas seria demais não apreciar um tapete feito só de flores. Beleza única e com tanto significados. Se no chão deixam o ambiente bonito, no alto elas ganham destaque. Se tornam imponentes”. Qualquer ambiente fica mais convidativo quando recebe as cores, perfumes e formas das plantas.
            Que os moradores que ainda não possuem flores em seus jardins e árvores em suas calçadas, com a chegada da primavera - estação mais alegre do ano - aproveitem a oportunidade para além de apreciar, possam também plantar.
            O autor Jaak Bosmans diz: ”Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é o colorido da alma”.



Mapa Solar dos Lagos

Como surgiu o bairro

Solar dos Lagos

            Empreendimento imobiliário, idealizado pela empresa Estância Imóveis Ltda, figurada pelos sócios José Roberto Ribeiro, João Ferreira de Souza Filho e Paulo Carvalhal Gomes. Loteamento iniciado no início dos anos 80, tinha como característica principal, a formação de lagos na sua entrada, pela Via Othon de Carvalho. O projeto, ousado, foi feito em harmonia com a topografia local, respeitando a natureza e aproveitando ao máximo as curvas de nível do local. Os lotes compostos foram desenhados de acordo com o interesse comercial da época, que exigia áreas maiores. Além do projeto do Loteamento, vale salientar, a doação da empresa, de uma área onde hoje sedia a Comunidade Palavra de Deus e também, a construção de um hotel, talvez o mais bonito da cidade, o Hotel Emboabas. Ingredientes esses que enobrecem o bairro e o tornam mais elegante.
         Hoje, o bairro Solar dos Lagos é uma referência residencial dentro de São Lourenço, merecendo mais atenção por parte dos governantes, para que continue com suas características iniciais preservadas, para o bem dos seus moradores e da cidade.

José Marcelo Ribeiro

Vista Panorâmica



A Comunicação que faz a união

Blog do Solar dos Lagos – Um importante canal de comunicação

          A idéia de construir um blog e um e-mail do bairro Solar dos Lagos surgiu após uma reunião com mais de 200 moradores do local com a Polícia Militar, dia 24 de maio de 2011, no Colégio Laser. O comando da 14ª Cia Ind PM apresentou como funciona o projeto “Rede de Vizinhos Protegidos”.
         O objetivo do blog é cultivar a cultura, a cidadania e a unidade de seus moradores. Serão postadas curiosidades, notícias e sugestões pertinentes a melhoria do mesmo. Sempre com imparcialidade e respeito.
          Um espaço que conta de forma condensado como foi idealizado o bairro. A naturalidade, frases, data de nascimento e morte de cada escritor ou poeta que dão nome as nossas ruas.
         Importante salientar que cada morador é um ponto de luz e que unidos, com certeza, faremos do nosso bairro um lugar cada vez mais iluminado, seguro, agradável e bom para se viver.

Reunião da Rede de Vizinhos Protegidos

Reunião consolida o processo de implantação da “Rede de Vizinhos Protegidos” no Bairro

“Comunidade é força que se junta à nossa força para fazer o trabalho que tem de ser feito” Cristina Baldwin

            Consolidando o processo de implantação da “Rede de Vizinhos Protegidos” no bairro, foi realizada reunião com os representantes dos laços, dia 22 de setembro, às 19h30m, no Colégio Laser, no Solar dos Lagos.
            Estiveram presentes: Cap PM Paulo Márcio de Assis Jacinto (Comandante em exercício da 14ª Cia Ind PM), Ten PM Andreilson (comandante do 1º Pelotão de policiamento da cidade), Sgt PM Alísson Freitas, Soldado Bicalho e uma participação expressiva dos representantes dos laços.
            Nesta reunião, foram tratadas estratégias voltadas à inserção dos funcionários das residências, sobre as características do projeto, orientações voltadas às mudanças comportamentais em relação às obras em construção e apresentação de idéias para o fortalecimento dos laços.
            Alguns representantes de laços deram sugestões importantes e também testemunhos significativos provenientes da integração entre eles, ressaltando assim, que havendo organização, interesse, engajamento, comprometimento, solidariedade e união, consequentemente resultará, cada vez mais, a eficácia do projeto.
            Outro assunto bastante discutido entre os representantes dos laços foi a falta de energia que acontece com freqüência no bairro causando vários transtornos, a última ocorreu dia 15 de setembro. Em conjunto, chegaram a seguinte resolução: encaminhar um abaixo-assinado à CEMIG solicitando providências e também a outros órgãos pedindo a solução dos problemas identificados que  afetam a comunidade. Como diz o ditado popular: “A união faz a força”.
            A próxima reunião dos representantes dos laços com a Polícia Militar foi agendada para o dia 22 de novembro.
            Uma frase para a reflexão: “A solidariedade faz a UNIÃO, juntos seremos FORTES!”

Homenagem do Bairro Solar ao Bairro Estação

Homenagem do Bairro Solar dos Lagos ao Bairro da Estação

Solar dos Lagos e Estação sediaram o projeto piloto “Rede de Vizinhos Protegidos”


         Domingo, 31 de julho de 2011, foi mais um dia festivo e especial para o bairro da Estação com a implantação do projeto “Rede de Vizinhos Protegidos”. Parte da história da cidade de São Lourenço foi registrada nesse bairro. Ali, começou o desenvolvimento de São Lourenço que dava os primeiros passos rumo ao progresso que ora assistimos.
         O bairro da Estação foi o segundo a implantar o projeto “Rede de Vizinhos Protegidos”, seguido do bairro Solar dos Lagos implantado dia 03 de julho. O sistema conta com um importante aspecto para dar certo: a parceria entre Polícia Militar e a comunidade.
         O referido bairro que outrora abrigou indústrias, microempresas, Tiro de Guerra, Colégio Comercial, os trens da Rede Mineira de Viação, construções consideradas originais, catalogadas pela Fundação João Pinheiro, escolas municipais, Orfanato São Lourenço, vive hoje um novo momento: o Circuito da Estação – uma realidade que cresce a olhos vistos.
         Os melhoramentos do bairro da Estação cabem numa reportagem especial, história que será contada em detalhes pela professora e escritora Yêda Francia Ayres em seu livro.
         O coreto, espaço à frente da estação ferroviária, é palco de eventos culturais, de gravações de novelas e minisséries da TV Globo, de gincanas, encontros religiosos, de corais, bandas de música e orquestras.
         Comunidade alegre, povo comunicativo, formando uma grande família, que recebe com cortesia os visitantes.
         O abraço de boas vindas é traduzido pelo apito do Trem das Águas, um empreendimento que revitalizou o mais antigo bairro da bela São Lourenço.