Seja Bem Vindo

Seja bem vindo ao nosso blog, fique a vontade para dar sugestões, fazer críticas e expressar sua opinião. É muito importante que você não ofenda nenhum de nossos leitores. O blog foi criado para ser o mais imparcial possível e trabalhar em conjunto com os moradores para a melhoria do bairro, da cidadania e levar informações de utilidade pública. Nosso blog não é vinculado a nenhum político ou associação, prefeitura, ou qualquer outro órgão. Utilize nosso email para contato: solardoslagosmg@gmail.com





Vejam "Fotos Antigas" de São Lourenço no Menu à direita - Aceitamos doações de fotos raras da cidade. Basta entrar em contato conosco.







quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dicas da PM

Dicas da PM para umas Férias Seguras
            A Polícia Militar de Minas Gerais – PM serviço - está em ação com um trabalho preventivo de orientação para que todos tenham um Natal  e umas férias segura.
         No Solar dos Lagos, na tarde do dia 19/12/11, a comissão formada pelos moradores: João Perez Navarro, Paulo Henrique, Lucinéia Arcaten, Pedro Evandro, Angéli Aguiar, juntamente com os oficiais da 14ª Cia PM Ind, sargento Ribeiro e aspirante Cleiton, levaram na residência de cada representante de laço da Rede de Vizinhos Protegidos o panfleto da PM com dicas para um Natal seguro. As dicas deverão se estender para as festas de fim de ano e férias. Todos os representantes devem repassar o panfleto para todos os componentes do seu laço.





terça-feira, 13 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL

Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

            Em 2011, nós moradores do bairro Solar dos Lagos, nos encontramos... Tivemos em comum um projeto. E o mais importante é que estamos conseguindo a cada encontro, a cada reunião, colocarmos o projeto em prática. Através dele nos unimos... Solidarizamos...
            Quanto progresso desde nossa primeira reunião em maio.
            Que em 2012, possamos permanecer unidos e continuar com ações pró-ativas em prol deste local que optamos fixar residência. Que continuemos ligados não somente pela RVP, mas companheiros em todos os aspectos, buscando sempre e verdadeiramente semear a paz, a solidariedade, a alegria, a harmonia, a fraternidade entre nós.      
            Como as nossas alamedas têm nomes de poetas, deixamos um poema de Ano Novo do poeta Carlos Drummond de Andrade para reflexão.
            Que Ele, o Transcendente, abençoe todos nós e que nos dê sabedoria para administrarmos todos os projetos vindouros.

Um abraço fraterno,
Gigi Vilela e Cláudio Ribeiro


"Juntos podemos fazer o que não conseguimos fazer separados"


Receita de Ano Novo
Carlos Drummond de Andrade

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
 para você ganhar um ano
 não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
 mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
 até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
 novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
 mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
 não precisa expedir nem receber mensagens
 (planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

 Não precisa
fazer lista de boas intenções
 para arquivá-las na gaveta.
 Não precisa chorar arrependido
 pelas besteiras consumadas
 nem parvamente acreditar
 que por decreto de esperança
 a partir de janeiro as coisas mudem
 e seja tudo claridade, recompensa,
 justiça entre os homens e as nações,
 liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
 direitos respeitados, começando
 pelo direito augusto de viver.

 Para ganhar um Ano Novo
 que mereça este nome,
você, meu caro, tem que merecê-lo,
 tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
 mas tente, experimente, consciente.
 É dentro de você que o Ano Novo
 cochila e espera desde sempre.

sábado, 3 de dezembro de 2011

União e força

Representantes de Laços da RVP do Solar dos Lagos mostram união e força

“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”. Franz Kafka

            A reunião da Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) para os representantes dos laços do bairro Solar dos Lagos aconteceu no Colégio Laser, dia 22/11/11, às 19h30m. Contou com a presença do Tenente PM Andreilson, Sargento PM Alisson Freitas, João Carlos Sacramento (Gerência de Relacionamento com Clientes especiais do Poder Público da Distribuição - Cemig), Alessandra (bairro da Estação), José Antônio A. da Silva e Plínio Gustavo Vichi (bairro Santa Cecília).
            No encontro foi exposta a funcionalidade da RVP no bairro com alguns testemunhos, análise de dados estatísticos, novas idéias que poderão ajudar ainda mais na conscientização do auxilio mútuo. O assunto mais debatido foi sobre o documento contendo o abaixo assinado dos moradores enviado pela Polícia Militar à Cemig, quando os presentes ouviram a explicação do Sr. João Sacramento questionando-o sobre o conteúdo exposto no documento e também relatando sobre o histórico do Solar dos Lagos com relação às interrupções de energia ser constantes no local. Foi um debate acalorado.
            No dia seguinte da reunião, alguns moradores foram conversar com o Sr. João Sacramento para dirimir algumas dúvidas pertinentes a noite anterior. Ele foi atencioso e fez um relato por escrito de sua participação na reunião.
 “Em atenção ao convite do 1º Tenente Andreilson da Polícia Militar, participei da reunião, no bairro Solar dos Lagos, do projeto Rede de Vizinhos Protegidos. Apesar de ter enviado os devidos esclarecimentos via carta resposta, aceitei o convite, para demonstrar a todos a boa vontade da Cemig em participar de ações desta natureza.
Minhas palavras foram visando esclarecer a falta de energia ocorrida no bairro, cuja causa foi pássaro, atendida dentro do prazo de 3 horas, e também esclarecer sobre os procedimentos em vigor, praticados pela Central Fale com a Cemig quando do cadastramento de falta de energia. Mencionei outros temas, tais como os critérios de priorização do atendimento ao restabelecimento de energia quando de defeitos, e no final sobre a iluminação pública.
Informei que a energia elétrica também poderá ser interrompida a qualquer momento, por questões diversas, tais como vandalismos, abalroamento de postes, tempestades, descargas atmosféricas, árvores, pássaros, etc..., e sugeri como medida de prevenção ter iluminação de emergência em pontos estratégicos das casas, visando o morador sentir mais seguro.
Sobre as reclamações do atendimento da Central Fale com a Cemig, pesquisando no abaixo assinado, de forma aleatória, constatei que nem todos que assinam o abaixo assinado têm instalação em seu nome. Em nenhum momento houve dúvida sobre a ocorrência, pois a mesma está registrada nos controles da Cemig.




Crédito das fotos: Morandor  Rodrigo J. dos Santos

sábado, 15 de outubro de 2011

Moradores se unem com PM

PM encaminha documento de moradores à Cemig

“Nenhum de nós é tão forte quanto TODOS NÓS JUNTOS!”

            Na última reunião da Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) com os representantes de laços do Solar dos Lagos com a PM, ocorrida dia 22 de setembro de 2011, a falta de energia que acontece com freqüência no bairro foi um dos assuntos de grande relevância debatido entre os presentes. Os moradores ressaltaram o “APAGÃO” sucedido dia 16/09/11. Em conjunto, chegaram à seguinte resolução: encaminhar um abaixo-assinado à CEMIG solicitando providências. As interrupções de energia causam sérios transtornos, inclusive concernentes a segurança.
            Dentro da RVP todos têm importância. A participação e união dos moradores é um fator fundamental para o avanço do projeto como um todo. Por isso, a carta de moradores com o respectivo cabeçalho foi redigida pelo morador, o advogado Walter Martins de Barros. Conforme combinado na reunião, a carta foi postada no blog do Solar dos Lagos, onde os representantes imprimiriam e colheriam as assinaturas. Ficou também definido que o documento seria encaminhado pela PM à CEMIG.
            No dia 06 de outubro, às 12h10m, uma comissão formada pelos moradores: Cláudio Ribeiro, Paulo Henrique, Angéli Aguiar, Dalva Aguiar e Gigi Vilela foram entregar na 14ª Cia PM Ind. o referido documento contendo 424 assinaturas. A comissão foi recebida pelo comandante Tenente Coronel Valério, Capitão Paulo Márcio e Tenente Andreilson.
            Tenente Andreilson recebeu o documento da comissão e realizou o registro para encaminhar à CEMIG e demais órgãos envolvidos buscando a atuação conjunta para a segurança do cidadão.




ASSUNTO: correspondência a ser enviada a CEMIG, contendo abaixo-assinado dos moradores do bairro Solar dos lagos – São Lourenço – Minas Gerais, referente à falta de energia elétrica “APAGÃO” em todo o bairro, ocorrida na sexta-feira, dia 16 de setembro, no período de 2:00h, das 18h15m até as 20h30m.

Prezados Senhores,

            Os moradores do bairro Solar dos lagos, situado na cidade de São Lourenço - MG, abaixo identificados, vem solicitar as devidas providências em caráter amigável, para os fatos que ora passa a relatar:
            No dia 16 de setembro, por volta das 18h15m, ocorreu uma interrupção do fornecimento de energia elétrica exclusivamente em todo o bairro supra mencionado. Como de praxe nesses casos, diversos moradores efetuaram ligações a CEMIG com o objetivo de solicitar as providências cabíveis. Qual a nossa perplexidade, em constatar que a cada morador atendido o discurso do atendente da CEMIG era o mesmo “você é o primeiro que reclama”; “Já verificou o disjuntor da sua casa” e etc. Dispomos de diversos números de protocolos de atendimento neste dia, logo a alegação de que “você é o primeiro que reclama” não é cabível, como foi dito o “apagão” foi em todo o bairro, o que torna a sugestão do atendente ao mandar verificar o “disjuntor da casa” no mínimo um grande descaso.
            A interrupção de energia se prolongou por 02 horas retornando a normalidade por volta das 20h30m, durante esse período, entre os transtornos domésticos que certamente causam prejuízos financeiros e até morais, que por ora não cabe enumerar, já que o bairro além de residências também existem estabelecimentos comerciais como: Emissora de Rádio e diversas Pousadas. Tal “APAGÃO” com duas horas de duração, fragiliza sobre maneira a segurança do bairro, expondo os seus moradores a sérios riscos. Tais fatos podem facilmente serem constatados junto a Polícia Militar da cidade que, em conversa com empregados da prestadora de serviços à CEMIG na cidade, constatou que apenas um poste localizado na esquina da Rua Barão do Rio Branco com Rua XV de Novembro é responsável por alimentar todo o bairro Solar dos Lagos. Foi dito ainda a PM que a religação da “chave” localizada no poste, dependeria de um procedimento que é autorizado apenas pela CEMIG em Belo Horizonte à prestadora de serviços.
            Isto posto, certos de contar com a atenção de V. Senhorias, no sentido de que sejam tomadas todas as providências cabíveis a fim de que não ocorram “APAGÕES” tão prolongados como acima relatados, que tanto transtornos nos causam.
            Solicitamos que a correspondência resposta seja enviada via internet para o seguinte e–mail: solardoslagosmg@gmail.com.br

            Despedimo-nos respeitosamente.

            Moradores do Bairro Solar dos Lagos - São Lourenço - Minas Gerais
Espaço Interação

            A moradora Carol - da Alameda Olavo Bilac - enviou algumas fotos de São Lourenço, do Solar dos Lagos e também de várias espécies de flores e plantas do jardim de sua residência. Um jardim bem cuidado traz aconchego, romantismo, tranquilidade... O exemplo de Carol pode ser seguido por outros moradores que, com certeza, irão ajudar a contar e registrar a história do bairro. Valeu Carol!





Conquistas do Bairro

Placas de Identificação das Alamedas

            No primeiro momento foi feito um levantamento de preço com três empresas para confeccionar as placas de identificação dos que aderiram ao projeto Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) no bairro.
            Em ocasião de uma das reuniões realizadas com os representantes de “laços” da RVP, dia 15/06/11, foi formada uma comissão composta pelos moradores: Rita Carvalho, Nicodemos Silva e Rodrigo dos Santos com a finalidade de agilizar a confecção das placas de identificação referidas a RVP. A comissão foi além, pois conseguiu junto à empresa responsável placas de identificação com os respectivos nomes das alamedas que compõem o Solar dos Lagos.
            Hoje, moradores e visitantes podem conhecer melhor o bairro. Os prestadores de serviços como: supermercados, farmácias, lojas de materiais de construção, moto boys e outros têm mais facilidade e rapidez de chegar com os produtos para os clientes devido as referidas placas de identificação das alamedas. Parabéns a comissão por esta importante conquista.

sábado, 24 de setembro de 2011

Chegou a Primavera

Aberta a temporada das flores

Alamedas do bairro Solar dos lagos já contam com árvores floridas; a nova estação chega com sua beleza.

            Árvores floridas já colorem as alamedas do bairro. Os moradores do local têm o privilégio de apreciar as quaresmeiras, árvore símbolo da cidade de São Lourenço, ipês amarelos e outras espécies que dão vida ás ruas e residências.
            Pessoas que passarem pela Alameda Graciliano Ramos poderá vislumbrar árvores floridas e que foram plantadas por antigos moradores que sabem realmente o valor do meio ambiente na prática e não apenas no discurso. A Alameda Cecília Meireles diversas árvores e plantas contrastam o tom com o verde das demais. Existem algumas alamedas que as árvores estão em fase de crescimento.
            No dia 23 de setembro, data oficial do início da estação da primavera no Brasil, estação que se estende até o dia 21 de dezembro com a chegada do verão. Neste período a natureza dá um show de beleza. O aparecimento das flores em espécies e quantidade variadas e abundantes é uma característica marcante desta estação. Dentre as flores mais comuns da primavera, podemos encontrar rosas, margaridas, jasmins, hortênsias, hibiscos, gerânios, violetas, narcisos, orquídeas, dentre outras. “Em tempos de tanta correria e de estresse, as flores ajudam a quebrar a dureza da rotina. Não é que seja proibido pisar, mas seria demais não apreciar um tapete feito só de flores. Beleza única e com tanto significados. Se no chão deixam o ambiente bonito, no alto elas ganham destaque. Se tornam imponentes”. Qualquer ambiente fica mais convidativo quando recebe as cores, perfumes e formas das plantas.
            Que os moradores que ainda não possuem flores em seus jardins e árvores em suas calçadas, com a chegada da primavera - estação mais alegre do ano - aproveitem a oportunidade para além de apreciar, possam também plantar.
            O autor Jaak Bosmans diz: ”Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é o colorido da alma”.



Mapa Solar dos Lagos

Como surgiu o bairro

Solar dos Lagos

            Empreendimento imobiliário, idealizado pela empresa Estância Imóveis Ltda, figurada pelos sócios José Roberto Ribeiro, João Ferreira de Souza Filho e Paulo Carvalhal Gomes. Loteamento iniciado no início dos anos 80, tinha como característica principal, a formação de lagos na sua entrada, pela Via Othon de Carvalho. O projeto, ousado, foi feito em harmonia com a topografia local, respeitando a natureza e aproveitando ao máximo as curvas de nível do local. Os lotes compostos foram desenhados de acordo com o interesse comercial da época, que exigia áreas maiores. Além do projeto do Loteamento, vale salientar, a doação da empresa, de uma área onde hoje sedia a Comunidade Palavra de Deus e também, a construção de um hotel, talvez o mais bonito da cidade, o Hotel Emboabas. Ingredientes esses que enobrecem o bairro e o tornam mais elegante.
         Hoje, o bairro Solar dos Lagos é uma referência residencial dentro de São Lourenço, merecendo mais atenção por parte dos governantes, para que continue com suas características iniciais preservadas, para o bem dos seus moradores e da cidade.

José Marcelo Ribeiro

Vista Panorâmica



A Comunicação que faz a união

Blog do Solar dos Lagos – Um importante canal de comunicação

          A idéia de construir um blog e um e-mail do bairro Solar dos Lagos surgiu após uma reunião com mais de 200 moradores do local com a Polícia Militar, dia 24 de maio de 2011, no Colégio Laser. O comando da 14ª Cia Ind PM apresentou como funciona o projeto “Rede de Vizinhos Protegidos”.
         O objetivo do blog é cultivar a cultura, a cidadania e a unidade de seus moradores. Serão postadas curiosidades, notícias e sugestões pertinentes a melhoria do mesmo. Sempre com imparcialidade e respeito.
          Um espaço que conta de forma condensado como foi idealizado o bairro. A naturalidade, frases, data de nascimento e morte de cada escritor ou poeta que dão nome as nossas ruas.
         Importante salientar que cada morador é um ponto de luz e que unidos, com certeza, faremos do nosso bairro um lugar cada vez mais iluminado, seguro, agradável e bom para se viver.

Reunião da Rede de Vizinhos Protegidos

Reunião consolida o processo de implantação da “Rede de Vizinhos Protegidos” no Bairro

“Comunidade é força que se junta à nossa força para fazer o trabalho que tem de ser feito” Cristina Baldwin

            Consolidando o processo de implantação da “Rede de Vizinhos Protegidos” no bairro, foi realizada reunião com os representantes dos laços, dia 22 de setembro, às 19h30m, no Colégio Laser, no Solar dos Lagos.
            Estiveram presentes: Cap PM Paulo Márcio de Assis Jacinto (Comandante em exercício da 14ª Cia Ind PM), Ten PM Andreilson (comandante do 1º Pelotão de policiamento da cidade), Sgt PM Alísson Freitas, Soldado Bicalho e uma participação expressiva dos representantes dos laços.
            Nesta reunião, foram tratadas estratégias voltadas à inserção dos funcionários das residências, sobre as características do projeto, orientações voltadas às mudanças comportamentais em relação às obras em construção e apresentação de idéias para o fortalecimento dos laços.
            Alguns representantes de laços deram sugestões importantes e também testemunhos significativos provenientes da integração entre eles, ressaltando assim, que havendo organização, interesse, engajamento, comprometimento, solidariedade e união, consequentemente resultará, cada vez mais, a eficácia do projeto.
            Outro assunto bastante discutido entre os representantes dos laços foi a falta de energia que acontece com freqüência no bairro causando vários transtornos, a última ocorreu dia 15 de setembro. Em conjunto, chegaram a seguinte resolução: encaminhar um abaixo-assinado à CEMIG solicitando providências e também a outros órgãos pedindo a solução dos problemas identificados que  afetam a comunidade. Como diz o ditado popular: “A união faz a força”.
            A próxima reunião dos representantes dos laços com a Polícia Militar foi agendada para o dia 22 de novembro.
            Uma frase para a reflexão: “A solidariedade faz a UNIÃO, juntos seremos FORTES!”

Homenagem do Bairro Solar ao Bairro Estação

Homenagem do Bairro Solar dos Lagos ao Bairro da Estação

Solar dos Lagos e Estação sediaram o projeto piloto “Rede de Vizinhos Protegidos”


         Domingo, 31 de julho de 2011, foi mais um dia festivo e especial para o bairro da Estação com a implantação do projeto “Rede de Vizinhos Protegidos”. Parte da história da cidade de São Lourenço foi registrada nesse bairro. Ali, começou o desenvolvimento de São Lourenço que dava os primeiros passos rumo ao progresso que ora assistimos.
         O bairro da Estação foi o segundo a implantar o projeto “Rede de Vizinhos Protegidos”, seguido do bairro Solar dos Lagos implantado dia 03 de julho. O sistema conta com um importante aspecto para dar certo: a parceria entre Polícia Militar e a comunidade.
         O referido bairro que outrora abrigou indústrias, microempresas, Tiro de Guerra, Colégio Comercial, os trens da Rede Mineira de Viação, construções consideradas originais, catalogadas pela Fundação João Pinheiro, escolas municipais, Orfanato São Lourenço, vive hoje um novo momento: o Circuito da Estação – uma realidade que cresce a olhos vistos.
         Os melhoramentos do bairro da Estação cabem numa reportagem especial, história que será contada em detalhes pela professora e escritora Yêda Francia Ayres em seu livro.
         O coreto, espaço à frente da estação ferroviária, é palco de eventos culturais, de gravações de novelas e minisséries da TV Globo, de gincanas, encontros religiosos, de corais, bandas de música e orquestras.
         Comunidade alegre, povo comunicativo, formando uma grande família, que recebe com cortesia os visitantes.
         O abraço de boas vindas é traduzido pelo apito do Trem das Águas, um empreendimento que revitalizou o mais antigo bairro da bela São Lourenço.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Uma das primeiras moradoras

Ely: uma das moradoras mais antigas do bairro

            Ely Andrade de Souza deu início à construção de sua residência no bairro Solar dos Lagos em 1986. Um bairro que a encantou pela tranqüilidade, vizinhos cordatos e sua bela paisagem.
             Naquela época, ela e seu jardineiro faziam um trabalho criterioso duas vezes por semana. Saiam à procura de formigas no pomar recém plantado.
            Outro fato interessante que gosta de lembrar era a “delícia” de observar as corujas e corujinhas nos cupins.
            Ela diz, com entusiasmo, que as ruas eram novas, portanto, em perfeitas condições de tráfego. Com relação a este assunto desabafa: “Atualmente, fico triste em constatar que as ruas estão cheias de buracos quebrando nossos carros e prejudicando nossas caminhadas”.           
            O Meio Ambiente é um assunto que considera importantíssimo e que precisa de ações urgentes. A moradora diz ter 24 árvores plantadas em sua residência. “Alameda significa: rua ou avenida marginada de árvores. O nosso bairro carece de incentivo de todas as partes para o plantio de árvores. Peço aos moradores que plante árvores na calçada, no jardim ou no quintal” conclui Sra. Ely.
Ely: uma moradora empenhada na melhoria do bairro

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Máquina do Tempo em Fotos

Máquina do Tempo em Fotos

Olá amigos, estamos estreiando hoje também a postagem de fotos antigas de nossa cidade. Você tem alguma em casa, quer colaborar? Envie um email. Explicaremos como você pode contribuir. Se você tiver fotos é importante que seja doada e com permissão para ser mostrada aqui no blog. Se você souber historias da fotos será muito bem vindo. Colabore e divulgue a idéia de resgatarmos as fotos e matar saudades dos áureos tempos de São Lourenço.


Abaixo fotos de um passado não distante que fazem parte da história do nosso bairro e de nossa cidade

 Vista de São Lourenço



Várzea do Parque II e ao fundo parte do bairro Solar dos Lagos 

Várzea do Parque II
Maquina a vapor década de 20
Acidente aéreo em 1959 - próximo à casa de maria

Aeroporto em 1956

Av. D. Pedro II com Cel. Ferraz

Associação Comercial - 1929


Vista aérea de São Lourenço - data aproximada 1962
 Cerâmica São Lourenço - década de 30
 Banquete oferecido pelo prefeito Humberto Sanches em 1939
 Casa Jurema - Rua XV de Novembro
 Enchente de 1946 - Colégio Santa Ursola - Atual Colégio Imaculado - CICM
Fazenda da Bomba
Construção do balneário no Parque das Aguas - década de 30

DESFILE DE SETE DE SETEMBRO NA RUA VISCONDE DO RIO BRANCO - HOJE DR. OLAVO GOMES PINTO - DÉCADA DE 50

Hotel Sul América - Av. Getúlio Vargas

Rodoviária e Cinema Cine Vogue - Dom Pedro II e Getúlio Vargas


Inauguração do busto de JK pelo próprio Juscelino
 Vila Sorriso - Década de 20
 Vista Parque da Águas
 Rótulo da Garrafa de Água
 Presidente Janio quadros em visita ao engarrafamento de aguas
Os Pedalinhos do Parque das Águas
Jornal do Parque - 1954
 Incendio no Cassino Brasil - década de 50
 União Mocidade Futebol Clube
Igreja Matriz - Tiro de Guerra - 1943
 Primeira Estação Ferroviária - 1900
1ª Ponte que ligava o bairro Estação ao centro de São Lourenço - 1900
Família Lage