Seja Bem Vindo

Seja bem vindo ao nosso blog, fique a vontade para dar sugestões, fazer críticas e expressar sua opinião. É muito importante que você não ofenda nenhum de nossos leitores. O blog foi criado para ser o mais imparcial possível e trabalhar em conjunto com os moradores para a melhoria do bairro, da cidadania e levar informações de utilidade pública. Nosso blog não é vinculado a nenhum político ou associação, prefeitura, ou qualquer outro órgão. Utilize nosso email para contato: solardoslagosmg@gmail.com





Vejam "Fotos Antigas" de São Lourenço no Menu à direita - Aceitamos doações de fotos raras da cidade. Basta entrar em contato conosco.







terça-feira, 22 de maio de 2012

Veterano da 2ª Guerra Mundial, morador de São Lourenço, vive momento histórico
 Por Gislene Vilela
Moradores das cidades de São Lourenço e Carmo de Minas fizeram uma viagem onde visitaram países da Europa. Devido à presença de um excursionista ilustre, o veterano da 2ª Guerra Mundial, o Tenente-Coronel Leonel Junqueira, a cidade de Pistoia, no norte da Itália, apesar de não estar inclusa no roteiro, foi visitada. Para o médico Dr. Wilton Junqueira foi o momento mais marcante da viagem, onde todos os presentes se emocionaram ao vê-lo, ajoelhado, orando sobre a lápide de um grande amigo.
Em entrevista, Leonel Junqueira fala dessa viagem inesquecível.
“Tendo participado de uma excursão à Europa no mês de abril último, em companhia de outras pessoas de São Lourenço e Carmo de Minas, realizei um grande desejo:  visitar o Cemitério de Pistoia, onde foram sepultados 467 companheiros  tombados em operações de guerra, em 1944 e 1945.
Embora seus restos mortais já tenham sido trasladados para o Monumento dos Heróis, no Rio de Janeiro, lá ficaram os túmulos com o nome de cada um gravado na pedra de mármore. Sendo eu já quase centenário, achei que não resistiria a tanta emoção. Principalmente quando deparei com o túmulo do meu instrutor e grande amigo, Sargento MAX WOLFF FILHO, morto em ação no dia 12 de abril de 1945, a menos de um mês do término da Guerra.
Pelos seus feitos heróicos na 2ª. Guerra Mundial, ele foi recentemente escolhido pelas nossas autoridades militares como Patrono da Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações.
Este bravo combatente, nascido em 1911, teve o seu centenário de nascimento festivamente comemorado no dia 29 de julho de 2011, na Escola de Sargentos das Armas. Nessa oportunidade, dei uma entrevista à TV Alterosa sobre a biografia do meu amigo.

Biografia
Nasceu em São Paulo – Capital, no dia 18 de dezembro de 1914. É filho de Ignácio Eugenio Junqueira e Carolina Reale Forastiere. Seu curso primário foi realizado numa Escola Municipal e no Grupo Escolar Dr. Melo Viana, em São Lourenço – MG.
Estava cursando o Ginásio São Sebastião, em Cruzília – MG, quando foi convocado para a prestação do Serviço Militar. Preferiu servir numa das Unidades do Rio de Janeiro, para continuar seus estudos, à noite, no I.S.P. (Instituto Superior de Preparatórios).
Foi incorporado no 3º R.I., em 1º de novembro de 1933. Tomando gosto pelas Armas, fez diversos cursos, que lhe deram acesso aos quadros da hierarquia militar, tendo atingido, ao longo de sua carreira o posto de Tenente – Coronel. É veterano da 2ª Guerra Mundial, tendo embarcado com o 2º escalão da FEB, em 20 de setembro de 1944. Encerrou a carreira militar, a pedido, aos 30 anos de efetivo serviço, em 26 de abril de 1963. Tendo saído relativamente moço do serviço ativo do Exército, dedicou grande parte de sua vida, a São Lourenço, comunidade que o acolheu na Infância. Aqui, exerceu várias atividades, de cunho estritamente social, entre as quais: Provedor do Hospital “Casa de Caridade de São Lourenço”, Presidente do Conselho da Sociedade “São Vicente de Paula”, fundador do Serviço de Obras Sociais - SOS, do qual foi também Presidente. Foi um dos fundadores do 1º Grupo de “Alcoólicos Anônimos de São Lourenço”.
Na década de 70, elegeu-se Vereador, tendo recebido uma expressiva votação, que o colocou em 2º lugar entre os eleitos. Mais recentemente, dedicou à Literatura e como ensaio escreveu: “Pouso Alto – Sua gente e sua História” – 1992. “Genealogia das Famílias Junqueira e Forastiere” – 1994. “Força Expedicionária Brasileira – Fragmentos de História” – 1995 e “Exaltação a São Lourenço” – 2000.
Títulos honoríficos: em 1992, recebeu da Rádio Cruzeiro do Sul, de |Passa Quatro, o título de “Personalidade do Ano”, na área de Literatura. Em 1993, recebeu o Diploma de Sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Campanha. Agraciado: em 1996, com a Medalha Marechal “Mascarenhas de Morais”; em 2000, com o título de “Cidadão Honorário de São Lourenço”, e em 2001, “Cidadão Honorário de Pouso Alto”.

Fonte: Jornal Correio do Papagaio